Avançar para o conteúdo principal

Panela de arroz.. sim ou não?

Muitas vezes já ouvi "Para que é que eu quero uma panela só para fazer arroz?"
Também são dessa opinião, que a panela de arroz serve única e exclusivamente para fazer arroz?
Pois deixai-me desmistificar! ☺

Desde sempre que me lembro de ver em casa da minha mãe, dos meus tios e avós a panela de arroz, cada tinha a sua claro!! E sempre se fez imensas coisas na panela.
Eu também tenho uma há mais de 16 anos, e serve mais vezes para fazer outras coisas que arroz! Então quando a minha filha era mais pequena era um descanso! Punha tudo lá para dentro das duas ajudantes e quando as coisas estivessem prontas a panela desligava, sem me preocupar em ter de ir a correr à cozinha para ver como estavam a correr os cozinhados. :)


É tão fácil de usar e em dias de calor tem a vantagem de não aquecer muito a cozinha.
Por exemplo, exactamente neste momento tenho na panela um frango a estufar, para depois juntar arroz e fazer um belo arroz de frango.

Pode fazer-se um belo lombo de porco assado na panela, jardineira, todo o tipo de estufados, sopas e claro arroz!

Ao contrário da panela de cozedura lenta esta não leva horas a cozinhar é rápida, como qualquer outra panela de fogão.
Consegue-se comprar uma panela de arroz por cerca de 30€, e digo-vos que dá uma grande ajuda, principalmente quando chegamos do trabalho e temos milhentas outras coisas para fazer em casa, ou no Verão para não aumentar muito a temperatura da cozinha, ou simplesmente porque não temos de nos preocupar.
Actualmente estas panelas têm a cuba de cozinhar anti-aderente, ao contrário da minha que ainda é das de alumínio, o que facilita bastante.
A panela desliga-se quando não há líquido na panela, mas não se preocupem que no caso de estufados fica sempre um pouco de molho, apenas no caso do arroz fica sem líquido.

Para quem a tem e usa apenas para cozinhar o arroz, já sabe que se pode aventurar noutras coisas. Para quem ainda não tem, já sabem que é muito mais que uma panela de cozer arroz.

E aqui fica o resultado final do arroz de frango que esteve a fazer na panela de arroz.




Bom Apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Crepes recheados com chouriço e fiambre

As recordações de infância vão assolando a minha memória, principalmente as dos sabores e dos cheiros. Assim e sem mais demoras apresento-vos uns crepes salgados que a minha mãe fazia, quando era mais nova, e que eu gostava muito. Eu adaptei para a bimby, e é muito mais rápido de fazer! Espero que gostem! Ingredientes: 12 crepes (receita aqui ) 100 g de chouriço de carne 100 g de fiambre 250 g de leite 30g de farinha 20g de margarina sal, pimenta e noz-moscada qb 2 ovos sumo de meio limão pão ralado para panar óleo para fritar Começar por fazer os crepes de acordo com a minha receita de crepes . Picar o chouriço e o fiambre, cortados em pedaços, na bimby, dando 2 ou 3 toques de turbo, juntar o leite, farinha, margarina e temperar com o sal, pimenta e noz-moscada. Programar 8min/90ºC/vel.4 inv. Deixar arrefecer o recheio. Colocar 2 colheres de sopa de recheio no meio de cada crepe e enrolar, fazendo um charuto, meter as pontas para dentro. Passar pelo ovo batido com o sumo de limão, e d...

Lombo de porco na panela (Slow Cooker)

Ora aqui fica a minha primeira receita feita na slow cooker (panela de cozedura lenta), um lombo de porco que cozinhou durante 6 horas e ficou delicioso! Apesar de o líquido parecer pouco, este não evapora, por isso não se preocupem! Ingredientes: 1kg de lombo de porco 4 tomates maduros cortados em pedaços 1/2 cebola picada 2 colheres de sopa de azeite 200 ml de vinho branco 300 ml de água Sal e pimenta qb 1 colher de sopa de molho inglês salsa e louro Coloquei a cebola, o tomate e o azeite no fundo. Por cima coloquei o lombo e temperei com o sal e pimenta. De seguida juntei o vinho branco e a água, acrescentei o molho inglês, o louro e a salsa. Tapei e programei 6 horas em cozedura lenta. Cortei o lombo em fatias finas, coloquei todo o molho na bimby para triturar programando 30 seg/vel7. Servi com massa. Bom apetite

Bolo de canela e amêndoas (na tigela) no microondas

Como sabem coisas fáceis e rápidas atraem-me bastante.  O que acham de um bolo que entre o preparar e ficar pronto a comer leva apenas 10 minutos?! E assim, com inspiração no bolo de chocolate na caneca, decidi experimentar fazer um bolo de canela e amêndoas picadas. Usei uma tigela de sopa grandinha para poder desenformar e cortar às fatias. Ficou sequinho e super fofinho. Ingredientes: 1 ovo 5 colheres de sopa de leite 3 colheres de sopa de óleo 8 colheres de sopa de farinha 3 colheres de sopa de açúcar 2 colheres de chá de canela 1 colher de chá de fermento 1 colher de sopa de amêndoas picadas Misturar todos os ingredientes pela ordem indicada na lista dos ingredientes, garantindo que a mistura fica homogénea. Levar ao microondas por 3 minutos e meio. Esperar 1 a 2 minutos antes de tirar do microondas para que este não fique rijo. Desenformar e comer! Bom apetite