Avançar para o conteúdo principal

A minha nova aquisição - Panela de cozedura lenta (slow cooker)

Esta semana recebi a minha última aquisição de gadgets para a cozinha, panela de cozedura lenta, também conhecida por crock-pot, sendo este último o nome de uma marca deste tipo de panelas.
Para que serve?
Ora que esta penela permite cozinhar os alimentos muto lentamente e a baixa temperatura, como acontecia em tempos remotos em que se cozinhava nas brasas da lareira. O cozinhar lentamente os alimentos, permite que os sabores e todos os nutrientes fiquem nos alimentos, para além de os sabores naturais de todos os ingredientes se misturarem e manterem. Para além disso, o facto de ser uma cozedura a baixa temperatura, não faz com que as gorduras fiquem saturadas, e no caso particular das carnes estas ficam tenras.
O resultado é uma comida mais saudável e saborosa.
A realização da refeição leva cerca de 6 horas (podendo ir até 10 horas).
Neste momento imagino que estão a pensar "Isso é muito tempo! Eu preciso de coisas rápidas!" Pois que como resposta tenho, que durante a semana, podemos preparar a refeição à noite, sendo que a carne ficará a marinar a noite toda e de manhã é só ligarem a panela de manhã. Como normalmente estas panelas tẽm uma função para manter quente o cozinhado (keep warm), quando chegarem a casa a comida está prontinha a ser servida, e caso não tenham feito o acompanhamento ao mesmo tempo (juntar por exemplo legumes e batatas) apenas têm de fazer o acompanhamento, que normalmente é o mais rápido!
Se for ao fim de semana, então é perfeito! Imaginem que vão dar um almoço, basta preparerem tudo á noite e ligarem a panela antes de irem dormir. Resultado? Quando acordarem o almoço está praticamente feito!

Agora já sabem que vão poder encontrar aqui receitas para a slow cooker!

Comprei a minha através da amazon, e como vem com a ficha inglesa, tenho de usar um adaptador para já, mas em breve vou trocar a ficha por uma portuguesa ;) . A diferença de preço e a dificuldade de encontrar estas panelas em Portugal compensa esta "trabalheira!


Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Borrego no forno em vinha de alhos

Os assados no forno no Outono e Inverno lembram-me aquelas aldeias frias e que nos fazem sentir no centro da vida. E depois de comer o borrego senti-me mesmo nas nuvens! Atenção que tem de ficar a marinar pelo menos 24 horas, para ficar muito macio e tomar bem o gosto do tempero. Ingredientes 1,5 kg de borrego (usei perna) 1 cebola 100 g de tempero vinha de alhos 20 cl de vinho tinto 1 ramo de salsa 2 colheres de sopa de azeite 1 kg de batatinhas para assar 1 molho de grelos (gosto dos de nabo) Esfregar o borrego com a vinha de alhos. Se fizer a marinada no borrego logo no tabuleiro de ir ao forno, deitar no fundo o azeite. Por cima colocar a carne, deitar por cima a cebola e regar com o vinho. Tapar com película aderente e deixar no frigorífico por dia e meio.  No dia de fazer o borrego, ligar o forno a 180ºC, Juntar as batatas ao borrego, colocar por cima a salsa. Levar ao forno por 1 hora, tendo o cuidado de ir regando a carne e as batatas com o molho para não queimarem. Entretanto

Crepes recheados com chouriço e fiambre

As recordações de infância vão assolando a minha memória, principalmente as dos sabores e dos cheiros. Assim e sem mais demoras apresento-vos uns crepes salgados que a minha mãe fazia, quando era mais nova, e que eu gostava muito. Eu adaptei para a bimby, e é muito mais rápido de fazer! Espero que gostem! Ingredientes: 12 crepes (receita aqui ) 100 g de chouriço de carne 100 g de fiambre 250 g de leite 30g de farinha 20g de margarina sal, pimenta e noz-moscada qb 2 ovos sumo de meio limão pão ralado para panar óleo para fritar Começar por fazer os crepes de acordo com a minha receita de crepes . Picar o chouriço e o fiambre, cortados em pedaços, na bimby, dando 2 ou 3 toques de turbo, juntar o leite, farinha, margarina e temperar com o sal, pimenta e noz-moscada. Programar 8min/90ºC/vel.4 inv. Deixar arrefecer o recheio. Colocar 2 colheres de sopa de recheio no meio de cada crepe e enrolar, fazendo um charuto, meter as pontas para dentro. Passar pelo ovo batido com o sumo de limão, e d

Feijoada à Lau

Primeiro dia do ano... está, pelo menos para mim, instituído que é dia de feijoada :) Aqui fica a minha proposta. Esta é uma daquelas comidas que nunca consigo fazer pequenas quantidades... pelo que deverá ser suficiente para 8 pessoas... :D Ingredientes: 2 frascos de feijão manteiga 400 g de carne de vaca para guisar aos quadradinhos 400 g de lombo de porco aos quadradinhos 1 chouriço de carne (de Seia) às rodelas 150 g de bacon aos bocadinhos 1 farinheira (de Seia) 2 cenouras 1 cebola picada 1 dente de alho picado 1 lata pequena de tomate pelado 1/2 couve coração 2 colheres de azeite 500 ml de água 100 ml de vinho branco 1 raminho de salsa 1 folha de louro 2 colheres de café de cominhos sal e pimenta qb Começar por colocar o azeite, a cebola, o alho, o bacon, o chouriço e a cenoura cortada às rodelas e deixar cozinhar cerca de 10 minutos mexendo de vez em quando. Juntar o tomate cortado, a água, o vinho, a salsa, o louro e temperar com sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar cerca de