Avançar para o conteúdo principal

Arroz Branco




Decidi começar a publicar algumas receitas básicas, para quem não tem muito contacto com a cozinha, a não ser comer...
Assim hoje temos o arroz branco!
Tudo começa com a aquisição do arroz, existem várias qualidades de arroz, e vou listar as mais vulgares em Portugal:
arroz carolino - é uma variedade portuguesa,
arroz agulha - é o mais vulgar
arroz basmati - normalmente chamado de arroz indiano
arroz thai - arroz basmati aromatizado com jasmim
arroz arbório - arroz para risotto
arroz estufado/vaporizado - arroz que já foi pré-cozido
arroz integral
arroz de sushi
arroz de paella

O meu arroz preferido é o carolino é tãoooo saboroso, mas deixa um pouco de goma para o caso do arroz branco, mas é o ideal para arroz malandrinho e arroz doce.
No caso do arroz branco o mais fácil de usar é o agulha, embora seja o que menos nutrientes e sabor tem, não deixa de ser bom.

Algumas embalagens de arroz já trazem a indicação das doses por pessoa, mas caso não tragam, cada pessoa come em média 1/2 chávena de chá de arroz. Por isso vou indicar abaixo a quantidade para 2 pessoas, pelo que caso seja para mais pessoas é só duplicar as quantidades dos ingredientes. Uma regra importante é a quantidade de água que deverá ser o dobro do volume do arroz, ora vejam abaixo.

Ingredientes:

1 chávena de arroz agulha
2 chávenas de água
20 g de margarina
1 colher de chá de sal

Algumas embalagens de margarina trazem indicado na embalagem a escala de peso, pelo que será mais fácil retirar mais ou menos a quantidade indicada da embalagem, sem ter de se pesar, apesar de que com a prática se começa a ter noção da quantidade necessária.
Não usem manteiga, uma vez que tem um sabor muito intenso para além de que a manteiga cozinhada a mais de 100 ºC, vai perder muitos nutrientes e a gordura da mesma não é muito saudável.

Colocar a margarina num tacho (anti-aderente de preferência), e levar a lume médio.


Quando a margarina começar a derreter juntar o arroz, mexer com uma colher de forma a que a maioria dos bagos de arroz fiquem cobertos com ela e assim ficam mais soltinhos quando acabar a cozedura.




Juntar a água (tanto pode ser fria como quente), temperar com o sal, mexer com a colher e tapar.


Assim que a água começar a ferver mexer um pouco (10 segundo) e tapar.

O arroz por norma levará cerca de 8 a 10 minutos a cozer, pelo que o melhor é ir verificando a quantidade de água para que o arroz não queime.
Assim que verifique que a água está a desaparecer e que já aparecem por cima uns "buraquinhos" entre os bagos de arroz desligue o fogão (se for eléctrico retire a panela de cima do fogão e ponha sobre um pano ou protecção de tachos sobre uma mesa ou bancada).


Tape a panela e deixe o arroz descansar por 5 minutos, para que fique sequinho.



E é só servir!

Bom Apetite!

























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Borrego no forno em vinha de alhos

Os assados no forno no Outono e Inverno lembram-me aquelas aldeias frias e que nos fazem sentir no centro da vida. E depois de comer o borrego senti-me mesmo nas nuvens! Atenção que tem de ficar a marinar pelo menos 24 horas, para ficar muito macio e tomar bem o gosto do tempero. Ingredientes 1,5 kg de borrego (usei perna) 1 cebola 100 g de tempero vinha de alhos 20 cl de vinho tinto 1 ramo de salsa 2 colheres de sopa de azeite 1 kg de batatinhas para assar 1 molho de grelos (gosto dos de nabo) Esfregar o borrego com a vinha de alhos. Se fizer a marinada no borrego logo no tabuleiro de ir ao forno, deitar no fundo o azeite. Por cima colocar a carne, deitar por cima a cebola e regar com o vinho. Tapar com película aderente e deixar no frigorífico por dia e meio.  No dia de fazer o borrego, ligar o forno a 180ºC, Juntar as batatas ao borrego, colocar por cima a salsa. Levar ao forno por 1 hora, tendo o cuidado de ir regando a carne e as batatas com o molho para não queimarem. Entretanto

Crepes recheados com chouriço e fiambre

As recordações de infância vão assolando a minha memória, principalmente as dos sabores e dos cheiros. Assim e sem mais demoras apresento-vos uns crepes salgados que a minha mãe fazia, quando era mais nova, e que eu gostava muito. Eu adaptei para a bimby, e é muito mais rápido de fazer! Espero que gostem! Ingredientes: 12 crepes (receita aqui ) 100 g de chouriço de carne 100 g de fiambre 250 g de leite 30g de farinha 20g de margarina sal, pimenta e noz-moscada qb 2 ovos sumo de meio limão pão ralado para panar óleo para fritar Começar por fazer os crepes de acordo com a minha receita de crepes . Picar o chouriço e o fiambre, cortados em pedaços, na bimby, dando 2 ou 3 toques de turbo, juntar o leite, farinha, margarina e temperar com o sal, pimenta e noz-moscada. Programar 8min/90ºC/vel.4 inv. Deixar arrefecer o recheio. Colocar 2 colheres de sopa de recheio no meio de cada crepe e enrolar, fazendo um charuto, meter as pontas para dentro. Passar pelo ovo batido com o sumo de limão, e d

Feijoada à Lau

Primeiro dia do ano... está, pelo menos para mim, instituído que é dia de feijoada :) Aqui fica a minha proposta. Esta é uma daquelas comidas que nunca consigo fazer pequenas quantidades... pelo que deverá ser suficiente para 8 pessoas... :D Ingredientes: 2 frascos de feijão manteiga 400 g de carne de vaca para guisar aos quadradinhos 400 g de lombo de porco aos quadradinhos 1 chouriço de carne (de Seia) às rodelas 150 g de bacon aos bocadinhos 1 farinheira (de Seia) 2 cenouras 1 cebola picada 1 dente de alho picado 1 lata pequena de tomate pelado 1/2 couve coração 2 colheres de azeite 500 ml de água 100 ml de vinho branco 1 raminho de salsa 1 folha de louro 2 colheres de café de cominhos sal e pimenta qb Começar por colocar o azeite, a cebola, o alho, o bacon, o chouriço e a cenoura cortada às rodelas e deixar cozinhar cerca de 10 minutos mexendo de vez em quando. Juntar o tomate cortado, a água, o vinho, a salsa, o louro e temperar com sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar cerca de